A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizou nesta segunda-feira (29), o mutirão de cirurgia de remoção de pterígio. A ação tem por objetivo zerar a fila de espera pelo procedimento, e dar continuidade na prestação do serviço.
Durante o dia, foram realizadas 120 cirurgias do conhecido popularmente como carne no olho, que é uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esse tecido transparente do olho que se difunde em direção à córnea, é benigno, mas pode causar irritação ocular e afetar a visão. Quando o tratamento com o uso de colírios não surte efeito, a indicação é a realização de cirurgia, que é minimamente invasiva, rápida e geralmente o paciente vai para casa no mesmo dia.
A secretária Municipal de Saúde, Laína Passos, ressalta o avanço das especialidades de cirurgias ofertadas na cidade. “As pessoas que sofrem com essa doença estão hoje fazendo o processo de retirada do pterígio. Antes, passaram pela triagem há 15 dias e hoje já estão realizando o seu procedimento cirúrgico. Com o procedimento feito, os pacientes passarão por revisão com o médico e os que tiverem o mesmo problema no segundo olho também terão a oportunidade daqui a 30 dias de fazer a cirurgia”, explicou.
O prefeito Joaquim Neto, que acompanhou os procedimentos, destacou a importância de ações pioneiras como essa. “Estamos aqui com mutirões para cirurgias de pterígio e tudo isso graças dedicação da Prefeitura de Alagoinhas através da Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação tem cuidado da saúde ocular dos nossos alagoinhenses, trazendo tratamentos que antes não era ofertado pelo município”, comemorou o gestor.
As ações seguem até finalizar a demanda reprimida existente no município. As pessoas que apresentam sintomas, sinais ou que tenham diagnóstico Pterígio devem procurar o seu agente de saúde ou a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência, para a realizar os procedimentos devidos para ter acesso ao serviço. É necessário apresentar documento de identidade e Cartão do SUS.
Confira as imagens:
+ There are no comments
Add yours