O projeto do Bahia Beer – Festival de Alagoinhas foi compartilhado, nesta quarta-feira (23), com empreendedores do ramo turístico do município, como hoteis, bares, restaurantes e artesãos. A proposta, desenvolvida em uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, visa consagrar Alagoinhas como referência no setor cervejeiro.
Uma mesa solene foi formada antes da apresentação do projeto, feita pelo Diretor Executivo da Agência Mercado, Thiago Sankey. A proposta foi uma unificação das ideias apresentadas pelas gestões municipal e estadual.
Compuseram a mesa, o vice-prefeito e Secretário de Serviços Públicos Roberto Torres (representando o prefeito Joaquim Neto), a Secretária de Cultura, esporte e Turismo Iraci Gama, o Assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Turismo da Bahia João Henrique Paolilo e o Presidente do Conselho Municipal de Cultura Karlinhos Zambê. Os secretários Gustavo Carmo, Bruno Fagundes e Laina Passos também se fizeram presentes no ato, além do vereador Edy da Saúde.
O Bahia Beer surge a partir do Projeto de Lei Nº 24951/2023, que visa consagrar Alagoinhas como a Capital Estadual da Cerveja. O Projeto foi apresentado pela deputada estadual Ludmilla Fiscina na Assembléia Legislativa da Bahia e acaba de ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.
A proposta do Festival da Cerveja de Alagoinhas, inicialmente, tinha um caráter mais regional. No entanto, após reuniões iniciais com o Governo do Estado, a ideia se densificou e ganhou corpo, resultando no Bahia Beer, que prevê uma série de atividades preliminares, como o Concurso da Rainha da Cerveja, o Concurso do Melhor Tira-gosto para a Cerveja, o Circuito Cerveja no Prato, o Ciclo Turismo, a Cervejada e a Corrida da Cerveja.
O evento em si ocorrerá entre os dias 15 e 18 de novembro, no Parque de Exposições, no qual será montado o Pavilhão Ritmos e Sabores, o Espaço Conhecimento e o Cozinha Show. O Pavilhão Ritmos e Sabores será subdividido em espaços paralelos como o Palco Ritmos, o Lounge Sabores da Bahia, o Empório Cevada, a Passarela da Cerveja, a Vila Gourmet, o Palco Pilsen e o Palco Puro Malte. Este último será o grande destaque do evento, a apoteose da festa, com shows de artistas dos mais diversos gêneros musicais para agradar a todos os gostos.
Importantes empresários da cidade prestigiaram a apresentação e a adesão foi total. Diego Cerqueira, proprietário do Resenhas, agradeceu “a todos os envolvidos pela magnitude do projeto. Alagoinhas é uma cidade pujante. Nossa água é nosso tesouro. Fico feliz em saber que esta será uma oportunidade para que nós possamos ser parceiros do Bahia Beer e estaremos contribuindo de forma evidente para que esse evento seja um sucesso”.
Já Antônio Azevedo, proprietário do restaurante Antonius, parabenizou o prefeito Joaquim Neto e a administração municipal e estadual pela grandeza do evento. “É um projeto sensacional e estamos contemplados com essa apresentação. Juntos somos mais fortes e vamos mais longe”.
A empresária Simone Leal, do Gastrô, também marcou presença na atividade. Ela é a responsável pela inclusão no seu cardápio do prato Caminhos do Sertão, que leva o nome da Zona Turística da qual participa Alagoinhas.
Fotos: Roberto Fonseca