Advertisement Section
Header AD Image

Agenda integrada do Agosto Lilás promove ações de conscientização e combate à violência contra a mulher

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que surgiu com o propósito de divulgar a Lei Maria da Penha e promover a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher. Em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) tem promovido, desde o início do mês, diversas ações nesse sentido, em uma agenda coletiva, com a parceria de equipamentos como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Guarda Civil Municipal, Faculdade Santíssimo Sacramento,  Defensoria Pública, Promotoria, Procuradoria da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Com o objetivo de combater todas as formas de violência contra as mulheres, levando informações de qualidade sobre as leis de proteção e os recursos disponíveis, mobilizando a sociedade para o enfrentamento do problema, a equipe da SEMAS percorreu unidades do CRAS, o CRAM, além de ter realizado a Blitz “Mulher informada é mulher protegida”. Outra iniciativa foi a capacitação da equipe técnica da Diretoria de Direitos Humanos, focada na Casa de Acolhimento Nulce Pereira, que abriga mulheres sob ameaça, sobretudo de seus companheiros.

De acordo com a Coordenadora de Políticas para as Mulheres da SEMAS, Rhane Paula Moreira, nesta edição o Agosto Lilás: Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, “foi pensado pela necessidade de divulgar as ferramentas de enfrentamento e prevenção que precisam ser dialogadas com a sociedade governamental e civil”.

Nesse sentido, ela aclarou que o diálogo entre coordenações e técnicas da Rede sinalizou a necessidade de serem projetadas ações informativas, que promovam o empoderadoramento e apresentem ferramentas de enfrentamento e de prevenção para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, seja no contexto rural ou urbano. “Ações que necessitem de desdobramentos específicos, ao longo do ano, para fortificar a temática, e que visem abranger diversos cenários os quais se apresentam como multiplicadores da temática do ponto de vista social, psíquico e jurídico”.

Na próxima semana, mais duas atividades serão realizadas, concluindo a agenda do Agosto Lilás.

Confira alguns momentos:

Blitz

Comunidade Conceição – Riacho da Guia

CRAS Riacho da Guia

CRAM

Capacita DDH: Conhecendo as Políticas da Casa de Acolhimento Nulce Pereira

Participação da Coordenadora de Políticas para as Mulheres Rhane Paula na Roda de conversa: Prevenção e enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar, realizada pela Embasa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Bahia Beer – Festival de Alagoinhas é apresentado para empreendedores do setor turístico do município
Next post Votação elege a primeira mascote da SEDUC