Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a população de Alagoinhas foi às ruas nesta quinta-feira (7) para acompanhar o desfile cívico de 7 de Setembro, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET). Com a concentração do evento na Praça da Bandeira, as áreas adjacentes ao prédio da prefeitura, no centro da cidade, registraram grande circulação de pessoas desde as primeiras horas da manhã.
A parada cívica foi aberta com a execução do Hino Nacional e com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Alagoinhas, respectivamente pelo Prefeito Joaquim Neto, pelo presidente da Câmara de Vereadores José Cleto e pelo Tenente-coronel João Himério Martins, Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar. Em seguida, discursaram à população José Cleto e a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Iraci Gama, cuja oportunidade de discurso foi uma deferência do Prefeito para homenagear a luta das mulheres o ano em que o Bahia completou 200 anos das batalhas pela Independência do Brasil.
Após os momentos de abertura, o Prefeito Joaquim e o Comandante João Himério passaram a tropa em revista, demonstrando apreço e respeito aos grupamentos militares presentes.
Em seguida, o desfile foi iniciado, com a participação de entidades militares e civis da cidade. Os primeiros a desfilarem foram os integrantes do Exército, com veículos e membros de grupos especiais. Na sequência, vieram os integrantes do Colégio da Polícia Militar (PM), com banda marcial e 396 alunos. O 4º Batalhão de Polícia Militar deu seguimento ao desfile, acompanhado pelo 19º Batalhão de Bombeiros Militar. Logo depois, desfilou a Guarda Civil Municipal; seguida por representantes do projeto social da PM Ninho dos Falcões; dos Clubes de Aventureiros e de Desbravadores, iniciativas da Igreja Adventista e dos Bombeiros Profissionais Civis.
Representantes do CAPES, da Secretaria de Saúde, também compuseram o cortejo e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) participou com mais de 500 estudantes e colaboradores da rede de ensino municipal. A SEDUC trouxe para o desfile o tema “Lendo e escrevendo a memória – Um reencontro com nossas raízes étnico-raciais”. A SEDUC trouxe representantes dos projetos Filhos da Promessa, com os Tambores Abençoados, AABB Comunidade e Pastoral do Menor. O desfile contou ainda com a passagem do colégio da rede privada Objetiva Ramili e do Colégio Estadual Brazilino Viegas, que trouxe a banda marcial da instituição, a BANCEV.
A SECET trouxe um pelotão de figuras vivas, destacando o Caboclo e a Cabocla, como legítimos representantes do povo; as três baianas Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, numa homenagem aos 200 anos da Independência da Bahia.
No pelotão dos esportes, mais de 500 atletas de Jiu-jitsu, Vôlei, Capoeira, Karatê, Futebol Feminino, Handebol, Baleado e Ciclismo, modalidades apoiadas pela SECET, também participaram da parada cívica.
Houve ainda a passagem de um pelotão de carros antigos e rebaixados e um de cavaleiros e amazonas ligados ao Sindicatos Rural de Alagoinhas. Para finalizar, a Fanfarra Tradicional de Alagoinhas encerrou o desfile em grande estilo, prestando uma homenagem à professora Iraci Gama, denominando-a “Madrinha Eterna da Fanfarra”, com o reconhecimento do público.
Do palanque oficial, autoridades como o Prefeito Joaquim Neto, a Primeira-dama e Deputada Estadual Ludmilla Fiscina, o Deputado Federal Cláudio Cajado, o vice-prefeito Roberto Torres, vereadores, secretários do governo municipal e comandantes das corporações militares acompanharam o desfile.
Para Iraci Gama, um evento de celebração popular é também uma oportunidade de reconhecer que todos contribuem para o desenvolvimento e prosperidade de uma terra. “Hoje, celebramos a Independência do Brasil com alegria e entusiasmo, lembrando do sacrifício daqueles que lutaram por nossa liberdade. Que o espírito de independência e o orgulho de nossa identidade continuem a nos guiar em nossa jornada rumo a um futuro ainda mais promissor”, declarou a Secretária.
“Uma data como essa nos traz o sentimento de pertencimento a uma grande nação. Hoje, celebramos com o nosso povo as vitórias alcançadas e reafirmamos nosso desejo de lutar pelo desenvolvimento da nossa gente, que é quem, de fato, constrói nossa cidade, nosso país”, reconheceu o Prefeito Joaquim Neto.
Fotos: Roberto Fonseca