A Central de Abastecimento de Alagoinhas recebeu nos últimos dois dias uma grande ação de limpeza, como parte das medidas de manutenção e melhoria das condições de higiene do local. Realizado pela Prefeitura, o Faxinaço envolveu diversas frentes de serviço, com participação das equipes de limpeza da Central de Abastecimento e da Secretaria Municipal de Manutenção.
No domingo,13, o trabalho se concentrou no Mercado de Carnes, com a varrição, desobstrução da rede de esgoto com máquina de hidrovácuo e hidrojato e, em seguida, a lavagem do setor. O uso do hidrojato, equipamento que combina jato de água sob pressão com sistema de sucção, permitiu a remoção eficaz de resíduos acumulados nas bocas de lobo, contribuindo para o escoamento adequado da água. Também foi feita a limpeza da área externa do mercado.
Já na segunda-feira, 14, o Faxinaço começou com a lavagem completa dos cinco banheiros da Central, com foco na remoção de limo e sujeiras mais profundas. No período da tarde, a atenção se voltou ao Galpão de Frutas, que recebeu varrição, lavagem geral e dedetização, garantindo um ambiente mais limpo e seguro para permissionários e clientes.
“Esse foi mais um trabalho integrado, um verdadeiro mutirão de limpeza e revitalização, incluindo o combate a vários tipos de pragas, com a dedetização. Um grande esforço das nossas equipes para deixar o espaço mais limpo, seguro e organizado para feirantes e consumidores”, disse o prefeito Gustavo Carmo, enquanto acompanhava o serviço realizado pelas equipes de limpeza.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Djalma Santos, a ação faz parte de uma série de melhorias previstas para a Central. “É importante que mantenhamos o ambiente da Central o mais adequado possível, trazendo melhores condições de trabalho para os permissionários e uma boa experiência para os clientes. Esse tipo de ação será intensificado, principalmente em períodos de maior movimento”, afirmou Djalma.
Os permissionários aprovaram a iniciativa. Edvan Santos, que há 30 anos trabalha como açougueiro na Central, elogiou a ação. “O mercado precisa estar limpo. Com certeza, faz muita diferença chegar e encontrar tudo mais cheiroso, mais limpo e mais agradável, para trabalhar e para receber nossos clientes”, disse.
Quem também percebeu a mudança foi o comerciante José Carlos Reis, cliente assíduo do Mercado de Carnes. “Eu já senti a diferença. Venho aqui praticamente todos os dias e, hoje, fiquei feliz ao chegar aqui e encontrar tudo limpo e até mais bonito”, reconheceu.
A próxima lavagem do Mercado de Carnes já está agendada para o dia 22 de abril, logo após o fim da Semana Santa, quando a movimentação no local costuma aumentar significativamente. A diretoria da Central de Abastecimento informou que novas etapas da limpeza para todos os setores também estão previstas, investindo na manutenção regular do local.
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas
There is no ads to display, Please add some