Foi inaugurada nesta terça-feira (24) a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas, representando um importante ganho para o município e para cidades vizinhas. O hospital, que foi inaugurado no final de junho, agora oferece atendimento especializado para bebês que necessitam de cuidados intensivos, seja por prematuridade, por dificuldade respiratória ou complicação pós-nascimento,
A UTIN tem dez leitos, sendo quatro leitos da unidade de terapia intensiva, quatro leitos da unidade de cuidados intermediários e dois da unidade de cuidados intermediários para a prática do Método Canguru. A unidade conta com uma estrutura especializada, com aparelhos respiradores, monitores multiparamétricos e toda a tecnologia necessária para atender os pacientes que precisem de um recurso avançado.
Emocionado, o prefeito Joaquim Neto acompanhou a cerimônia de inauguração do equipamento, ao qual qualificou como a realização de mais um sonho para Alagoinhas. “Chegou a vez de nossa cidade ter uma UTI neonatal para chamar de sua. Nossa cidade vive um momento de saúde ímpar, como dois novos hospitais, este que é municipal e um estadual que será em breve inaugurado, a UPA funcionando e uma cobertura de saúde de quase 100% do município”, destacou o prefeito.
Laína Passos, secretária de Saúde do município, falou da satisfação de ver esse antigo desejo da saúde de Alagoinhas ser alcançado. “Esse serviço tão sonhado, tão esperado ao longo dos anos se concretiza hoje. E nossos convidados de honra para presenciar a inauguração desse equipamento foram aquelas que fazem a saúde acontecer nos quatro cantos de Alagoinhas, os agentes comunitários de saúde. Nós reconhecemos o trabalho que eles fazem todos os dias”, afirmou Laína ao se referir à presença dos agentes de saúde e outro colaboradores da secretaria, que diariamente cadastram, acompanham e atendem as gestantes que posteriormente farão uso dos serviços prestados no hospital.
O Hospital Materno-Infantil é integrado à rede de média e alta complexidade, contendo espaços para Centro de Parto Normal, Internação Obstétrica, Unidade Neonatal- UCINCo/UCINCa, Centro Cirúrgico, Ambulatório de Urgência e Diagnóstico, CME, Nutrição, Farmácia, Administração e Infraestrutura, e apoio logístico, funcionando 24 horas por dia.
Fotos: Roberto Fonseca